segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ISO, OBTURADOR E DIAFRAGMA JUNTOS PARA UMA BOA FOTOGRAFIA



Diafragma

Sua função é controlar a quantidade de luz que entrará até o sensor. Está localizado dentro da lente e é medida por f/x (a letra ‘f’ seguida por um número). O criador deste conceito não teve uma ideia muito boa, é um conceito que confunde muita gente. Explico por que: quanto menor o número, maior a abertura do diafragma.

Obturador 

É um dispositivo que protege o sensor. Funciona como uma ‘cortina’ que se abre ligeiramente, permitindo a entrada da luz quando uma fotografia é tirada. Mas o tempo que o obturador fica aberto não tem duração fixa. Ele é definido pelo tempo de exposição ou velocidade, medido em segundos (1”6 ou 5”, por exemplo) ou frações de segundos (1/125 ou 1/3200, por exemplo).

Quanto maior o tempo de exposição (menor a velocidade), mais luz entrará até o sensor e mais clara será a imagem. Com uma velocidade maior, menos luz chegará ao sensor, mais escura será a foto.

O tempo de exposição também tem impactado direto no ‘movimento’ da foto. 




ISO

É a sensibilidade a luz que o sensor possui. Já vimos que controlamos a quantidade de luz que chega aosensor pela abertura do diafragma e velocidade do obturador. Ainda assim, por vezes, a luz é insuficiente para se ter uma boa exposição. Nestes casos, utilizamos o ISO para que o sensor aumente a sensibilidade de absorção da luz.

Quanto maior o ISO, maior será a sensibilidade do sensor. Quando temos uma cena com bastante iluminação (luz do sol, por exemplo), deixamos o ISO baixo. Já em ambientes fechados ou à noite, precisamos aumentar o ISO, pois a iluminação é insuficiente para que o sensor gere uma imagem clara.

Mas esse aumento da sensibilidade tem uma consequência: o ruído. Quanto mais alto o ISO, maior será o ‘granulado’ nas fotos, prejudicando a nitidez dos detalhes.






 Espelho(obturador 15,diafragma f.9 iso 200)



  Com sol ( 16.0  F 6.3 Iso 100 )


 Escuro ( 1.3, f 4.5 iso 200)


Sem sol  (1.0  F 13 Iso 100)

Um comentário: